Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banda de Música
Início do conteúdo da página

Banda de Música 2

Publicado: Terça, 24 de Dezembro de 2013, 22h22 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 18h00 | Acessos: 2248

Histórico da Banda de Música do 10º Batalhão de Infantaria Leve - Montanha

Logo_Banda

Com a criação do 10º Regimento de Infantaria, através do Decreto nº 13.916, de 11 de dezembro de 1919, publicado no Boletim do Exército nº 280, de Dezembro do mesmo ano, aproveitando os efetivos das Bandas de Música do 10º, 52º Batalhão de Caçadores e do 57º Batalhão de Caçadores se formou a Banda de Música do 10º Regimento de Infantaria, sediada na cidade de Juiz de Fora-MG.

Em 1932, com a mudança do 10º Regimento de Infantaria para Belo Horizonte, teve sua sede transferida para aquela cidade, retornando para a cidade de Juiz de Fora com o 10º Regimento em 1955, na qual permanece até hoje.

Em 1979 com a nova organização das bandas de Música do Exército Brasileiro, foi classificada como Banda de Categoria “C”, tendo seu efetivo aumentado para 47 integrantes (um Oficial Regente de Música, um Subtenente Mestre de Música e 45 músicos entre 1° Sargentos, 2º Sargentos, 3º Sargentos e Cabos). Por estar sediada na Guarnição de Juiz de Fora, onde se localizava o Comando da 4ª Região Militar (4ª RM), seria chamada de Banda da 4ª RM, mas com o fulcro no decreto 1.740 de 8 de dezembro de 1995, que resultou na mudança da 4ª RM para Belo Horizonte e simultaneamente a transferência da 4ª Bda de Inf L (Mth) para Juiz de Fora, passou a ser então denominada Banda de Música do 10º Batalhão de Infantaria.

Ao longo de sua existência vem participando ativamente das atividades cívico-militares na região de Juiz de Fora, Zona da Mata Mineira e Campo das Vertentes estando presente em momentos marcantes para a sociedade juizforana, tornando-se elo de ligação entre Exército e a sociedade, com a execução de variado repertório musical que vai dos Dobrados e Canções, passando pelo Popular até o Erudito.

O ingresso nos seus quadros é feito através de concurso público para a graduação de 3º Sgt (Prova para a EsSA) e Exame de Comprovação de Habilidade Musical à cabo músico, passando por teste físico e de saúde, provas de conhecimentos gerais, provas escritas e orais de música e prova prática instrumental. Conta atualmente nos seus quadros, com músicos distribuídos pelos mais diversos instrumentos musicais, tanto de sopro quanto de percussão.

Seu atual Regente é o 1° Ten Músico JOSÉ CARLOS DA SILVA GILÓ.

 banda1

registrado em:
Fim do conteúdo da página