Curso de Formação e Graduação de Sargentos
O 10º Batalhão de Infantaria Leve - Montanha contribui para a formação dos sargentos de carreira do Exército Brasileiro desde 1986, através do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFS).
No periodo de 1986 até 1999, o Curso de Formação de Sargentos era realizado integralmente nas Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT) espalhadas por todo território nacional, sendo, o então 10º Batalhão de Infantaria, uma destas Organizações Militares. Neste período foram formadas 14 turmas, totalizando 1.436 sargentos de carreira de arma de Infantaria.
No final de 1999, o Curso de Formação de Sargentos do então 10º Batalhão de Infantaria foi desativado e duas atividades somente foram retomadas no ano de 2006 sob uma nova concepção. O curso passou a funcionar em dois anos, sendo o primeiro intitulado de Período Básico, a funcionar nas OMCT, e o segundo intitulado de Período de Qualificação, a funcionar simultaneamente, na Escola de Sargentos das Armas (ESA), na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e, recentemente, no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).
Em 2018, o Curso de Formação de Sargentos do 10º Batalhão de Infantaria Leve formou sua primeira turma mista (48 alunas e 26 alunos), sendo uma das Organizações Militares de Corpo de Tropa contempladas no Projeto de Inserção do Segmento Feminino na LInha MIlitar Bélica (PISFLEMB-EB).
O ingresso no Curso de Formação ocorre mediante concurso público, do qual participam milhares de jovens. O curso organiza suas atividades em regime de internato, através de uma rotina militar muito exigente, com formaturas, instruções, reuniões, manobras, exercícios físicos e inspeções, enfim com programação que começa diariamente às 6h da manhã, com a "alvorada", e termina ás 22h, com o "toque de silêncio".
Dessa forma, o 10º Batalhão de Infantaria Leve - Montanha cria a base sólida para o prosseguimento da missão de formar o futuro sargento, ou seja, o foco da formação do aluno no Período Básico é a progessividade no desenvolvimento de atitudes, valores e crenças, que servirão de alicerce para que as demais áreas desta formação possam ser desenvolvidas.